Já sabe como funcionam os pontos na CNH? Saiba tudo sobre os pontos da sua carteira de habilitação com esse guia completo que estamos fornecendo nesse artigo. Informe-se e não se deixe pegar desprevenido.
Consulta CNH
Seja qual for o tipo da sua CNH, deve consultar os pontos na CNH provenientes das multas de veículos cadastrados. São multas aplicadas pelo departamento estadual de trânsito de São Paulo – Detran polícia rodoviária federal- PRF, departamento de estradas de rodagem-DER, companhia ambiental do estado de São Paulo- cetesb, pelo município de São Paulo e todas as cidades conveniadas.
Faça a sua consulta no site acessando o detran.sp.
Como funciona a contagem dos pontos na CNH?
A acumulação de pontos na carteira nacional de habilitações pode levar à suspensão da mesma, ou seja, é impedido de conduzir durante algum tempo.
Para conseguir compreender como funciona a matéria das infrações iremos fazer uma listagem sobre os pontos fundamentais do mesmo, para evitar a suspensão da mesma deve estar atento a estas regras.
Suspensão
A CNH poderá ser suspensa quando o condutor chega aos 20 pontos num período de um ano.
Assim que atinge o número negativo de 20 pontos, é então submetida de imediato a um processo administrativo no detran (departamento nacional de trânsito).
No caso de ser condenada, pode perder o direito de conduzir durante o prazo mínimo de um mês, até a um ano, como prazo máximo.
Pode ser também obrigada a realizar um curso de reciclagem em uma autoescola.
Na prática
Supondo que cometeu uma infração em maio de 2015, outra em junho de 2015, e outra ainda em julho de 2015.
Se em maio de 2016 não tiver atingido ainda os 20 pontos negativos, a pontuação referente à multa de maio de 2015 deixará de ser levada em conta, e a data inicial passa a ser em junho de 2015.
No caso de completar 20 pontos negativos, inicia-se o processo de suspensão do direito de conduzir de imediato.
Tipos de infração
Os pontos na CNH de cada multa passada é computado de acordo com a gravidade da infração cometida.
- Infração leve– corresponde a 3 pontos negativos. Como por exemplo: estacionar indevidamente ou acostamento do veículo.
- Infração média– corresponde a 4 pontos negativos. Como por exemplo: jogar lixo para o chão pela janela do veículo.
- Infração grave– corresponde a 5 pontos negativos. Como por exemplo: não colocar o cinto de segurança.
- Infração gravíssima– corresponde a 6 pontos negativos. Como por exemplo: não renovar a CNH vencida há mais de 30 dias e continuar dirigindo.
Infração mandatória
Pelo código de trânsito brasileiro, de acordo com a gravidade da infração, a suspensão da carteira de habilitações, assim como o direito de dirigir, pode acontecer imediatamente.
Cometendo uma infração mandatória, o cidadão perde a licença de conduzir, independentemente da pontuação obtida.
Alguns exemplos de infrações mandatórias são: omitir-se de socorrer uma vítima, Dirigir alcoolizado, disputar corridas em via pública.
Recurso
É um direito de qualquer condutor pedir o recurso das multas. Para que isso aconteça, deve entrar com um recurso junto ao órgão que aplicou a multa em questão.
Assim que recorrer à infração que recebeu, os pontos na CNH aplicados ficam suspensos e podem apenas contar após o julgamento final do recurso.
É importante ter em mente que os pontos na CNH não caducam. Caso a condenação continuar, terá de pagar a multa aplicada.
É importante ter uma condução segura e responsável. Além de evitar acidentes, evita também as multas e a acumulação de pontos na CNH que levam à suspensão da sua carteira de motorista.