Nós sabemos que tirar a carteira de motorista é algo que fica bem caro, e muitas pessoas não têm possibilidades financeiras de tirá-la. Por isso existe o CNH Popular. Saiba como funcionam as inscrições e quem pode usufruir desse programa. Não deixe de ler também o nosso artigo sobre com quantos pontos perde a CNH. Pode ser útil para você também.
Principalmente as famílias de baixa renda não têm a quantia necessária para tirar a carteira de motorista, mas a verdade é que a maior parte dessas pessoas precisa dela para arranjar um trabalho. Por isso, tornou-se uma questão urgente munir essas pessoas de todas as ferramentas para garantir a sua subsistência, e da sua família.
É para essas pessoas que o CNH Popular está dirigida. Ainda não conhece esse programa? Veja tudo sobre ele nas linhas que se seguem. Confira!
CNH Popular – Como funciona e quem pode participar
O CNH Popular é também conhecido como Habilitação Social, e trata-se de um Programa Popular de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos.
Assim, nas normas e regulamentos deste programa social, estabelece-se que:
- 20% das vagas estão garantidas para os dependentes dos programas Bolsa Família e Chapéu de Palha
- Destina-se a pessoas sem experiência no mercado de trabalho
- Desempregados
- 25% das vagas estão destinadas a pessoas que tenham um rendimento familiar mensal igual/inferior a 3 salários mínimos, cerca de R$2.640.
- 20% das vagas destinam-se a alunos do ensino fundamental ou médio (somente em escolas públicas)
Portanto, todas as pessoas que estejam em alguma das situações anteriores poderão participar e fazer a sua inscrição no programa, e as chances de conseguir ser selecionado são altas.
Em 2016 mais de 10 mil pessoas usufruíram desse programa no estado de Pernambuco, sendo que desde o início da implementação desse programa foram beneficiados mais de 54 mil pessoas no mesmo estado.
A CNH Popular 2017 abrange ainda mais: renovação, mudança e adição de categoria da sua CNH. Assim, estima-se que o percentual de vagas estará em:
- Adição – 15%
- Renovação – 15%
- Mudança de categoria – 55%
CNH Popular 2017 – Como se inscrever?
Para se inscrever no CNH Popular 2017, deverá procurar o Departamento de Trânsito do seu Estado. Isto porque não há um banco de dados nacional para a inscrição na CNH Popular.
Geralmente o DETRAN disponibiliza avisos nos sites respectivos no que toca aos processo de abertura de inscrição na CNH Popular.
Note que cada uma segue um calendário próprio, e por isso mesmo pode abrir vagas para um estado, enquanto para outro estado poderão não abrir. É de extrema importância que esteja sempre a par, por isso não deixe de estar atento ao site do DETRAN do seu estado.
Note que, antes de fazer a sua inscrição no CNH Popular, deverá ler todas as diretrizes, as quais estarão expostas no edital, de forma a se precaver contra algumas regras que poderão impossibilitá-lo de ingressar nesse Programa Social.
Depois que tiver concluído a sua inscrição, poderá acompanhar todo o andamento nos sites do Departamento de Trânsito do seu estado. Assim, apenas terá de procurar a seção de acompanhamento do seu CNH Popular.
Normalmente é-lhe pedido o seu CPF, a data de nascimento, assim como o período de inscrição. tenha sempre à mão esses dados antes de consultar o andamento do seu pedido de adesão ao Programa CNH Social.
Ainda ficou com alguma dúvida acerca da inscrição no CNH popular? Deixe-nos as suas dúvidas nos comentários e teremos todo o prazer em esclarecê-lo. Contamos com você também no caso de saber de alguma coisa que tenha saído recentemente.