Quer saber com quantos pontos a pessoa perde a CNH? Nesse artigo vamos explicar tudo sobre o sistema de pontos, incluindo quantos pontos perde a CNH.
De dia para dia o número de pessoa que perde a CNH é maior, e muito por causa do aumento do número de guardas de trânsito, além dos radares e policiais. A maior parte dos casos se tratam de pequenos deslizes, e atitudes que os condutores têm acidentalmente.
Embora todos os condutores saibam que alguns comportamentos são inapropriados, só na altura em que são apanhados tomam consciência efetiva que serão penalizados com o novo sistema de pontos. E é aí que surge a dúvida de quantos pontos perde a CNH provisória ou definitiva.
Por essa mesma razão nós vamos esclarecer a maior partes das dúvidas dos muitos condutores já de seguida, em especial quantos pontos perde a CNH.
Com quantos pontos uma pessoa perde a CNH
Para sabermos com quantos pontos perde a CNH, é preciso ter em mente que todos os condutores, inicialmente, possuem um limite de 20 pontos na sua carteira.
Assim, sempre que o condutor atinge esse número, automaticamente o documento de habilitação é suspenso. A partir desse momento, o infrator perde o direito a conduzir o seu automóvel, ou qualquer outro veículo automóvel, incluindo moto e caminhão.
Mas como uma pessoa perde pontos? Bem, cada pontuação é descontada da carteira do motorista sempre que ele comete uma multa. Note que durante o primeiro ano da primeira habilitação não pode cometer multas que ultrapassem os quatro pontos, podendo ficar sujeito a perder o direito de dirigir, e tendo de refazer todo o processo de habilitação.
Assim, todo o motorista que acumular 30 pontos negativos em sua Carteira Nacional de Habilitação, num período de 1 ano, ou então se cometer uma infração que prevê a penalidade de suspensão do direito de condução, é instaurado um processo visando à aplicação dessa penalidade. São elas:
- Manobra perigosa
- Dirigir moto sem capacete
- Transpor bloqueio policial
- Ameaçar pedestres com a condução
- Dirigir com velocidade superior a 50% da permitida
- Disputar corrida em via pública
- Participar em competições esportivas em via pública
- Omitir-se de socorrer uma vítima
- Dirigir sob o efeito do álcool
Apresentar defesa prévia
Quando um condutor atinge os 20 pontos, ele recebe a notificação, sendo que este tem um prazo de 15 dias para apresentar a sua defesa.
Deverá ter uma defesa clara, concisa e precisa, e deverá anexar documentos que comprovem todas as alegações que apresentar.
O serviço de defesa prévia é gratuito, e poderá ser feito nas instalações do DETRAN, ou por correspondência.
No caso da defesa ser indeferida, o condutor verá a suspensão do direito de dirigir, sendo que o prazo de suspensão varia entre um mês e um ano.
Mesmo assim, poderá pedir recurso em primeira instância para a Junta Administrativa de recursos de Infração, ou em segunda instância ao Conselho Estadual de Trânsito.
Dicas para não perder a sua CNH
Não basta saber com quantos pontos perde a CNH, o mais importante é saber evitar ter esses pontos, e principalmente chegar nesse número 20.
São várias as infrações, e por isso muitas vezes cometemos uma ou outra sem sequer termos noção de que estamos cometendo uma infração, não é mesmo? Por isso, deverá ter particular atenção:
- Sempre transite dentro da velocidade estabelecida
- Nunca ultrapasse o sinal vermelho
- Se beber, não conduza
Agora que sabe com quantos pontos perde a CNH, não deixe chegar nem perto. Tenha muita atenção na condução, e nunca se esqueça que isso poderá salvar a sua vida, e a vida de outros condutores.